Ouça este conteúdo
A produção industrial brasileira teve uma queda de 0,6% em abril na comparação com março de acordo com dados do IBGE divulgados na manhã desta terça (2). O resultado negativo ocorre após uma alta de 1% no mês anterior e duas quedas acumuladas, somando uma retração de 1% no ano (veja na íntegra).
A produção industrial teve também uma queda ainda maior na comparação com abril do ano passado, de 2,7%. Com isso, segundo o IBGE, a indústria tem uma variação negativa de 2% na comparação com o nível pré-pandemia.
Os setores de máquinas e equipamentos (-9,9%), de veículos automotores (-4,6%) e de produtos alimentícios (-3,2%) registraram as maiores quedas no período. No entanto, este último, o saldo ainda é positivo segundo o IBGE.
“Antes dessa sequência de quedas o setor apresentou resultados positivos por três meses seguidos, gerando um ganho acumulado de 20,2%. Portanto, ainda é um saldo positivo”, diz André Macedo, gerente da pesquisa.
As exportações de carne bovina para a China ajudaram a segurar a queda do setor de produtos alimentícios, afetado pelo maior volume de chuvas nas regiões produtoras de cana-de-açúcar no Centro-Sul do país.
Macedo explica, ainda, que o setor de veículos automotores foi afetado principalmente pela paralisação da produção em montadoras e dificuldades no acesso ao crédito para a compra.