IPI menor não foi suficiente para alavancar indústria
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) está por trás da recuperação de setores beneficiados, mas não foi suficiente para alavancar o crescimento da indústria, segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
A produção industrial brasileira cresceu 0,3% em julho deste ano, em relação ao mês anterior. O dado é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a julho do ano passado, no entanto, houve uma queda de 2,9%. No ano, a indústria acumula uma perda de 3,7% na produção. Nos últimos 12 meses, a queda acumulada chega a 2,5%.
O resultado veio dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimaram desde uma queda de 1,20% a uma alta de 0,80%, com mediana positiva de 0,20%.
Bens de capital
A produção de bens de capital apresentou alta de 1,0% em julho ante junho. Na comparação com julho de 2011, houve queda de 9 1%. No acumulado do ano, a produção de bens de capital teve queda de 12,0%. Nos últimos 12 meses, a variação foi negativa, de -6,6%.
Revisão
O IBGE revisou a produção industrial de maio ante abril, que passou de uma queda de 1,0% para um recuo de 0,9%. A taxa de março ante fevereiro também foi revisada, de -0,8% para -0,7%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção de industrial de junho passou de -5,5% para -5,6%.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast