A produção industrial da Rússia registrou uma contração de 20% em janeiro, a maior queda mensal na série histórica de sete anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) e que ressaltam o risco de que a economia vai encolher mais que o esperado em 2009.
A redução na demanda interna e externa por causa da crise global fez a produção industrial russa cair 19,9% em janeiro ante o mês anterior. A produção também encolheu 16% na comparação anual, um recuo mais acentuado que a previsão média do mercado de queda de 11,5%.
"É um número dramático, é como uma ducha fria de manhã", disse Gintaras Shlizhyus, analista do RZB. "Aumenta a possibilidade de uma grave crise econômica e de revisões para baixo nas estimativas de PIB para 2009."
A economia da Rússia está entrando na primeira recessão em uma década este ano, com o governo prevendo uma queda de 0,2 por cento no Produto Interno Bruto (PIB) e analistas esperando uma contração de 0,8 por cento.
A manufatura foi o componente com a pior performance da produção industrial, caindo em um terço ante o mês anterior e quase um quarto na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Companhias enfrentaram demanda reduzida por causa da crise econômica interna, em que 1,8 milhão de pessoas perderam seus empregos desde agosto, e externa.
A produção de pneus, automóveis e ônibus caiu 80 por cento ou mais na comparação anual.
Materiais relacionados à construção registraram acentuada queda na produção, com cimento recuando cerca de 40 por cento.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião