A produção industrial paranaense teve retração de 10,1% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.
Foi o quinto maior tombo entre as 14 regiões pesquisadas, atrás apenas do Ceará (-13,9%), São Paulo (-13,7%), Amazonas (-13,7%) e Rio Grande do Sul (-13,3%). De acordo com o IBGE, 13 dos 15 locais pesquisados apresentaram queda na produção nacional.
O avanço tímido de 0,3% da produção em maio contra o resultado de abril foi insuficiente para diminuir o desempenho negativo da indústria paranaense, que acumula queda de 8,8% de janeiro a maio deste ano, e de 8% nos últimos 12 meses, resultado bem acima do recuo da indústria nacional, de -5,3%.
Vendas da indústria paranaense caem 8% desde o início do ano
É a terceira maior queda desde 1992, quando a entidade começou a publicar os indicadores
Leia a matéria completaSetores
Na comparação como mês de maio de 2014, 11 das 13 atividades pesquisadas no estado tiveram recuo na produção. O desempenho negativo do parque industrial do esta do foi puxado, mais uma vez, pela retração do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias , que acumula queda de -42,6% nessa base de comparação.
Mas também houve queda acentuada nos setores de produtos de minerais não-metálicos (-18%); móveis (-16%); máquinas e equipamentos (-7,3%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,8); e produtos alimentícios (-2,2%).
Do lado oposto, contribuíram positivamente os setores de celulose, papel e produtos de papel (16,3%) e de produtos de madeira (10,1%).
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
População não vê virtudes do governo, a culpa é da oposição? Assista ao Entrelinhas
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast