| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

A produção industrial paranaense teve retração de 10,1% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

CARREGANDO :)

Foi o quinto maior tombo entre as 14 regiões pesquisadas, atrás apenas do Ceará (-13,9%), São Paulo (-13,7%), Amazonas (-13,7%) e Rio Grande do Sul (-13,3%). De acordo com o IBGE, 13 dos 15 locais pesquisados apresentaram queda na produção nacional.

O avanço tímido de 0,3% da produção em maio contra o resultado de abril foi insuficiente para diminuir o desempenho negativo da indústria paranaense, que acumula queda de 8,8% de janeiro a maio deste ano, e de 8% nos últimos 12 meses, resultado bem acima do recuo da indústria nacional, de -5,3%.

Publicidade

Vendas da indústria paranaense caem 8% desde o início do ano

É a terceira maior queda desde 1992, quando a entidade começou a publicar os indicadores

Leia a matéria completa

Setores

Veja também
  • Governo federal prepara medidas para aumentar exportação de veículos
  • Desemprego no país sobe para 8,1% no trimestre encerrado em maio
  • Indústria automotiva eliminou 7,6 mil vagas no 1.º semestre

Na comparação como mês de maio de 2014, 11 das 13 atividades pesquisadas no estado tiveram recuo na produção. O desempenho negativo do parque industrial do esta do foi puxado, mais uma vez, pela retração do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias , que acumula queda de -42,6% nessa base de comparação.

Mas também houve queda acentuada nos setores de produtos de minerais não-metálicos (-18%); móveis (-16%); máquinas e equipamentos (-7,3%); coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,8); e produtos alimentícios (-2,2%).

Do lado oposto, contribuíram positivamente os setores de celulose, papel e produtos de papel (16,3%) e de produtos de madeira (10,1%).

Publicidade
<p> </p>