A produção industrial do Reino Unido estagnou-se em junho e registrou a maior queda trimestral em mais de dois anos, aumentando as preocupações sobre a solidez da recuperação econômica do país. Segundo dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas, a produção industrial ficou estável em junho em comparação a maio, depois de crescimento de 0,8% em maio. Em relação a junho do ano passado, a produção caiu 0,3%.
No segundo trimestre, a produção cedeu 1,6% em comparação ao primeiro trimestre, a maior desaceleração desde os primeiros três meses de 2009.
Na prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, publicada no mês passado, o escritório havia estimado uma produção maior, mas disse que o dado terá impacto de apenas 0,05 ponto porcentual no crescimento, portanto, o crescimento de 0,2% do PIB no segundo trimestre não deve ser alterado.
O setor de manufatura puxou a produção para baixo, ao registrar queda mensal de 0,4% e alta anual de 2,1%. No segmento de manufatura, a produção de automóveis e outros transportes cedeu 1,7% em junho ante maio.