Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expansão

Produção industrial no PR avança 18%

Para o IBGE, taxas de juros subsidiadas incentivaram a compra de caminhões feitas no Paraná | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Para o IBGE, taxas de juros subsidiadas incentivaram a compra de caminhões feitas no Paraná (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

A produção industrial cresceu em sete das 14 regiões pesquisadas entre janeiro e fevereiro, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maior alta foi registrada no Paraná, onde o avanço chegou a 18,4%, revertendo uma perda acumulada de 15,9% registrada entre novembro e janeiro de 2014. A média nacional para fevereiro foi uma evolução de 0,4%.

Conforme o pesquisador Rodrigo Lobo, da Coordenação de Indústria do IBGE, a produção no Paraná subiu influenciada pela base mais baixa, após o desfecho ruim de 2013, mas também por taxas de juros subsidiadas, que incentivam a compra de caminhões. "Em três meses, até janeiro, havia queda acumulada de 15,9%. Mas houve um um incremento na produção de veículos automotores, com destaque para caminhões, que foi o que ajudou esse desempenho", disse.

Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês de 2013, o Paraná também lidera a alta da produção industrial no país, com expansão de 17,7%. O instituto ressalva que, em 2014, fevereiro teve dois dias úteis a mais que no ano anterior, o que explica parte da alta. Os resultados expressivos dos setores de edição, impressão e reprodução de gravações (66,35%) e de veículos automotores (59,56%) também ajudam a compreender o bom resultado, conforme a pesquisa.

No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial do Paraná subiu 6,92%, segundo melhor resultado, atrás apenas do Rio Grande do Sul (6,97%). Neste período, entre 16 setores pesquisados no Paraná, apenas cinco tiveram resultado negativo. Os destaques positivos foram veículos automotores (21,14%), máquinas e equipamentos (14,62%) e minerais não metálicos (8,84%). Os piores resultados foram dos segmentos de bebidas (-9,83%), outros produtos químicos (2,1%) e mobiliários (-0,74%).

Vendas

Dados divulgados pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) mostraram que a indústria paranaense registrou um crescimento de 2,02% em suas vendas nos dois primeiros meses de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Apesar da evolução nas vendas, a Fiep ainda considera difícil visualizar de forma clara qual será o desempenho da atividade industrial do Paraná nos próximos meses. Isso porque outros indicadores medidos pela Federação apresentaram resultados contraditórios neste começo de ano. Enquanto no bimestre foram registrados crescimentos na compra de insumos (+9,52%), no nível de emprego (+0,76%) e nas horas trabalhadas (+1,42%), houve queda de um ponto porcentual da utilização de capacidade instalada da indústria, que se situou em 78%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.