A produção industrial da Espanha se desacelerou em dezembro do ano passado, na medida em que o forte crescimento na produção de energia foi contrabalançado por uma queda na produção de equipamentos de capital, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). A produção industrial espanhola cresceu 0,5% em relação a dezembro de 2009, depois de ter subido 3,2% em novembro. Na mesma base de comparação, a produção de energia aumentou 4,6%, enquanto a de equipamentos de capital caiu 3,8%.
Em outra divulgação do dia, o Banco da Espanha (o banco central do país) informou que a atividade econômica voltou a crescer no quarto trimestre do ano passado, de acordo com uma estimativa da instituição. Em seu boletim econômico mensal, o Banco da Espanha informou que o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol subiu 0,2% no período, depois de ficar estagnado no terceiro trimestre.
Se o dado se confirmar, isso significa que a produção da Espanha em todo o ano passado caiu 0,1%. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) vai publicar o primeiro cálculo oficial sobre o PIB espanhol no quarto trimestre no próximo dia 11. As estimativas do banco central geralmente ficam em linha ou são iguais às leituras do INE. As informações são da Dow Jones.
- Pedidos de auxílio-desemprego sobem 3,2% na Espanha
- Espanha aprova reforma previdenciária com apoio sindical
- Espanha anuncia acordo para mudar aposentadorias
- Espanha vai capitalizar caixas de poupança
- Alemanha sai da crise e evidencia "duas europas"
- UE promete garantir oferta de matérias-primas na Europa
- Europa ainda enfrenta riscos na recuperação global, diz FMI