A produção industrial na zona do euro subiu 1% em agosto em relação a julho, informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat). Na comparação com agosto do ano passado, a produção industrial dos 16 países que utilizam o euro como moeda avançou 7,9%. Os números superaram a expectativa dos economistas de aumento mensal de 0,7% e anual de 7,5% da produção em agosto.
A Eurostat revisou ainda os números de julho para crescimento mensal de 0,1% e anual de 7,2%. Os números mostram ainda um aumento na produção de bens de capital, como máquinas e instrumentos utilizados para a fabricação de outros bens, de 3% em agosto em relação a julho, a maior alta desde janeiro de 2008. Em relação a agosto do ano passado, a produção de bens de capital cresceu 11,2%, a maior alta anual desde janeiro de 1995.
Os dados mostraram ainda que a recuperação é altamente dependente do crescimento das maiores economias da zona do euro, como a alemã e a francesa, enquanto nações como a Grécia, a Espanha e a Irlanda enfrentam dificuldades, em meio aos programas de austeridade para cortar seus enormes déficits orçamentários.
Segundo os números da Eurostat, a produção industrial subiu 11 5% em agosto na Alemanha, em base anual, e 3,3% na França. Já a produção industrial na Irlanda caiu 9,6% em agosto, em base anual, e 3% na Grécia. Na Espanha, houve alta de 1,4%.