A produção industrial apresentou avanço de 1,8% em fevereiro na comparação com janeiro, considerando os dados com ajuste sazonal, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foi a segunda alta mensal seguida da indústria, que no mês passado havia apresentado elevação de 2,3%.
"Em que pese o avanço na produção em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, os índices em 2009 continuam abaixo do patamar produtivo observado no final do ano passado, evidenciado na evolução do indicador de média móvel trimestral, cuja variação para o total da indústria ficou em -3,3% entre fevereiro e janeiro deste ano", disse o IBGE em nota.
Em fevereiro, de 27 ramos pesquisados, 16 apresentaram alta. O IBGE destacou o setor de veículos, com alta de 8,7%, que reflete o aumento na produção de carros no país.
O IBGE também destacou a alta de produtos químicos (8%), edição e impressão (10,3%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (8,7%) e alimentos (1,4%).
Em relação a 2008
Na comparação com fevereiro de 2008, no entanto, houve queda de 17%.
Com os dados, o setor teve queda de 17,2% no primeiro bimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano passado.
Considerando os últimos doze meses, a queda foi de 1%.
Segmentos
Comparando com janeiro, a produção de bens de consumo duráveis subiu pelo segundo mês consecutivo e teve alta de 10,5% em fevereiro.
Os bens de consumo semi e não duráveis teve alta de 1,7% e reverteu queda de quatro meses seguidos.
Os bens intermediários, com elevação de 1,5%, também apresentaram a segunda alta seguida e o setor de bens de capital foi o único a ter retração no resultado mensal.