A produção industrial subiu 0,1% em julho em relação a junho na Alemanha, informou hoje o governo do país. A alta é inferior à esperada pelos economistas, que previam um aumento de 1% no período. O resultado refletiu em grande parte a contração de 2 2% nas encomendas da indústria de manufatura, conforme dado divulgado ontem pelo governo.
A produção industrial subiu 10,9% em julho deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado, na série ajustada aos dias trabalhados. Em termos não ajustados, houve alta de 7,3%. A produção da indústria de manufatura ficou estável em julho, após queda mensal de 0,3% em junho.
Exportações
Em outra divulgação do dia, o Escritório Federal de Estatísticas Destatis informou que as exportações caíram 1,5% em julho, em termos sazonalmente ajustados, para 82,2 bilhões de euros, ante os 83,5 bilhões de euros em junho. O órgão também revisou em baixa seu cálculo anterior para as exportações em junho, para 83 5 bilhões de euros, ante os 86,5 bilhões estimados anteriormente. As exportações subiram 18,7% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado. A queda de julho ante junho vou a segunda do ano.
Já as importações caíram 2,2% em julho, em termos sazonalmente ajustados, para 69,5 bilhões de euros, ante os 71,5 bilhões de euros de junho. Houve alta de 24,9% em relação a julho do ano passado.
O superávit comercial do país em julho caiu para 13,5 bilhões de euros, de 14,2 bilhões de euros em junho e de 14,3 bilhões de euros em julho de 2009. O superávit em conta corrente cedeu para 9 bilhões de euros em julho, de 12,7 bilhões de euros em junho e de 10,6 bilhões de euros em julho de 2009. Analistas esperavam um superávit em conta corrente de 11 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast