A produção mundial de trigo e outros grãos importantes deve crescer em 2007, após uma queda em 2006, com o aumento sendo impulsionado pelas safras maiores de milho nos EUA e na América do Sul, informou a FAO, agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
A produção global de trigo deve crescer 4,8 por cento para aproximadamente 626 milhões de toneladas, com recuperações em alguns importantes países exportadores depois de problemas climáticos em 2006, informou a FAO em relatório divulgado nesta terça-feira.
A produção total de cereais deve alcançar o volume recorde de 2,082 bilhões de toneladas, 4,3 por cento acima do volume de 2006 e quase 10 milhões de toneladas acima do recorde anterior, de 2004.
"A maior parte do crescimento deve ocorrer com o milho, com uma grande safra já sendo colhida na América do Sul e um forte aumento do plantio projetado para os Estados Unidos", informou a FAO, citando a demanda por etanol como motor do aumento do cultivo nos EUA.
A entidade informou esperar boa produção de trigo nos EUA e na Europa, devido a boas condições climáticas durante o último inverno boreal.
A FAO informou que espera que a produção de cereais nos 82 países classificados como de baixa renda e de déficit na oferta de alimentos fique acima da média, possibilitando a redução nas importações.