O Paraná foi o terceiro estado com maior crescimento na produção industrial no primeiro semestre de 2007. Segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado teve um aumento de 7%, acima da média nacional de 4,8%.

CARREGANDO :)

O Rio Grande do Sul (8,5%) e Minas Gerais (7,9%) foram os que mais cresceram em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento aponta ainda que a produção paranaense avançou 4,1% em junho em relação ao mesmo mês de 2006. Foi nona taxa positiva consecutiva do Estado. Neste comparativo, a média brasileira foi de 6,6%.

A produção industrial do Paraná avançou 1,4% em junho frente ao mês imediatamente anterior, após ter apontado dois resultados negativos consecutivos, período em que acumulou 2,6% de queda.

Publicidade

Atividades

Os dados do IBGE apontam ainda que o resultado da produção industrial paranaense em junho (4,1%) teve contribuição de oito das 14 atividades industriais pesquisadas. Os maiores destaques ficaram com os setores de produtos químicos (71,1%), veículos automotores (13,1%) e máquinas e equipamentos (22,1%).

Estes ramos tiveram como principais contribuições favoráveis os itens: adubos ou fertilizantes, automóveis, e máquinas para colheitas. Por outro lado, o destaque negativo ficou com o setor de edição e impressão (-51%), impulsionado pela queda na produção de livros e impressos didáticos.