O capital investido no setor ferroviários nos últimos 10 anos, cerca de R$ 10 bilhões, elevou consideravelmente a capacidade operacional das ferrovias. Segundo o estudo "Dez anos de privatização", desde 1996 a produção aumentou 72%, de 128 bilhões para 221 bilhões de TKU. Além disso, conseguiu reduzir em 58% o índice de acidentes. Cerca de 72% dos R$ 10 bilhões investidos no setor vieram de quatro concessionárias.
Para este ano, a expectativa é que as concessionárias invistam R$ 2,3 bilhões, o que aumentará a produção entre 9% e 11%, para 245 bilhões de TKU. Até 2008, serão cerca de R$ 7,1 bilhões de investimentos no setor, calcula a Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF).
Hoje os grandes nomes do setor ferroviário são Vale do Rio Doce, CSN e GP Investimentos, principal acionista da ALL. Apesar disso, o diretor da ANTF Rodrigo Vilaça afirma que o setor ferroviário brasileiro não é concentrado. "As grandes ferrovias no mundo têm malhas superiores a 40 mil km. Isso proporciona melhora de escala."
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast