A BS Colway, produtora de pneus remoldados, anunciou que demitiu 500 dos 1.200 funcionários da montadora localizada em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. A empresa decidiu reduzir suas operações no Brasil, e está transferindo parte da produção para o Paraguai. Com isso, sua produção mensal recuará de 200 mil pneus para 100 mil. As demissões vêm acontecendo desde janeiro mas só foram anunciadas oficialmente na tarde de quarta-feira (18).
O presidente da empresa, Francisco Simeão, afirma em nota que as condições oferecidas pelo governo paraguaio para a instalação de empresas setor são bastante atraentes. A produtora, porém, teria optado por manter parte da estrutura montada no Brasil para preservar a estrutura, a equipe formada e os programas sociais que são desenvolvidos.
Entidades que representam o setor, Associação Brasileira da Indústria de Pneus Remoldados (ABIP) e a Associação Brasileira do segmento de Reforma de Pneus, tentam regulamentar a importação de pneus usados, matéria-prima usada pelas montadoras.
Segundo Simeão, o segmento de remoldados seria o único que cumpre a legislação que determina que os pneus sejam coletados e ambientalmente processados. Na nota, o empresário afirma que enquanto os fabricantes de pneus retiraram de circulação no ano passado o equivalente a 100 mil toneladas de pneus, o setor de remoldados retirou 251 mil toneladas.
Federação dos Trabalhadores
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Industrias do Estado do Paraná, Luiz Gin, a única forma de reverte as demissões seria a regularização da importação de pneus usados. "Não há negociação que a Federação possa fazer com a empresa, pois a dificuldade é a falta de matéria-prima", afirma.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast