Não adianta se esconder. A essa altura do campeonato, você certamente já deu de cara com alguma menção ao novo filme da saga “Star Wars”, “O Despertar da Força”, que estreia nesta quinta-feira (17). Até porque a intensa campanha de marketing para o lançamento do sétimo capítulo da série não se restringe ao filme em si. Aproveitando o intenso hype gerado pela volta de Luke Skywalker, Han Solo e companhia, marcas dos mais variados setores aproveitaram para lançar produtos baseados na série.
Só a Disney, que comprou por US$ 4 bilhões os direitos da saga de ficção científica criada por George Lucas, deve lucrar US$ 5 bilhões em produtos derivados oficiais, segundo estimativas de especialistas. Não se sabe ao certo quanto as marcas pagam em licenciamento para exibir os personagens em seus produtos, mas é fato que não faltam empresas dispostas a pagar pelo chamariz.
Há na internet até um tumblr chamado “Star Wars Marketing Bandwagon” que traz somente imagens de marcas que lançaram recentemente produtos envolvendo a saga. Só no Walmart.com, que lançou um hotsite especial para o novo filme, há mais de 600 produtos baseados em “Star Wars”, principalmente brinquedos.
Veja abaixo alguns produtos inusitados que estão tentando surfar na onda “Star Wars”:
Band-Aid
A Johnson & Johnson lançou uma série de caixinhas temáticas de seu tradicional curativo que estampam personagens de Star Wars. As embalagens dos produtos trazem personagens clássicos da saga como Darth Vader, Mestre Yoda, Chewbacca, R2-D2 e os Stormtroppers.
Maquiagem
A marca de cosméticos CoverGirl lançou uma linha limitada de produtos baseados no novo filme, “O Despertar da Força”, que inclui delineadores, batons, lápis para olhos e pós, além de outros itens. O site da marca traz inclusive tutoriais de maquiagem para quem quer ficar parecido com personagens da saga: entre os looks, estão o “Stormtrooper”, o “Dark Apprentice” e o “Jedi”.
Berço
Aí está o sonho de muitos pais nerds fanáticos pela série: um quarto de criança que conta com um berço inspirado na Millennium Falcon, a icônica nave do herói Han Solo. O móvel é fabricado e vendido pela empresa americana Pottery Barn Kids, que comercializa uma longa linha de produtos baseados na saga, como lençóis, toalhas, pijamas e colchas. O investimento na compra da “nave”, porém, é pesado: o berço sai por US$ 3.999, o equivalente a quase R$ 15,5 mil na cotação atual.
Cuecas
Camisetas, agasalhos e bonés com imagens de Star Wars sempre foram comuns, mas algumas marcas querem levar o grau de intimidade dos consumidores com a saga a um novo nível. Na internet, é fácil achar roupas íntimas relacionadas aos personagens da série. Essa cueca da foto, vendida pela Renner, é voltada ao público infantil.
Iogurte
A Danone lançou nos Estados Unidos uma linha de iogurtes com temática do filme, que estampam figuras dos personagens. Mas nada de sabores intergalácticos – o produto é o mesmo, o que muda é a embalagem.
Fantasia para pets
A loja norte-americana Petco traz uma ampla série de produtos para cachorros de estimação baseada em Star Wars. Há desde adereços para a cabeça do bicho que lembram o clássico penteado da Princesa Leia até fantasias que “transformam” o cão em um Ewok, os pequenos seres que aparecem no sexto filme, “O Retorno de Jedi.”
Relógios
Prepare-se para ir para o lado negro da Força... com um relógio estiloso no pulso. A Nixon lançou uma linha especial de relógios, intitulada “Dark Side Collection”. Há quatro modelos: Darth Vader, Stormtrooper, Imperial Pilot e Boba Fett. Não espere, porém, encontrar o rosto dos personagens nos produtos. Os relógios de pulso apenas aproveitam as cores e elementos estéticos ligados aos vilões, sem nem sequer estampar o nome “Star Wars” no visor.
Crocs do Chewbacca
A Crocs tem uma linha de calçados infantis baseada em “Star Wars”, que estampa personagens da saga nas sandálias. Mesmo voltado para crianças, o modelo do Chewbacca tem um visual um tanto quanto... peculiar. Quem imaginaria que o famoso co-piloto da Millennium Falcon poderia inspirar essa joia fashion?
Waze
Em uma boa sacada promocional, o aplicativo de transporte Waze trouxe a voz do androide C-3PO para orientar os motoristas nas ruas. A voz de navegação está disponível em português e mais cinco línguas (inglês, espanhol, italiano, francês e espanhol). Além disso, o mapa das ruas também traz ícones inspirados na saga, como aeronaves, sabres de luz e Stormtroopers. O guia C-3PO ficará disponível somente até 31 de dezembro deste ano.
Pilhas
A Duracell também entrou na onda do filme, apesar de não ter lançado um produto específico com a “cara” dos personagens. A estratégia da marca foi produzir um vídeo publicitário baseado no universo da saga – no comercial, um garoto carrega seu sabre de luz de brinquedo com pilhas Duracell Quantum para enfrentar inimigos que surgem na sua casa. O vídeo, repleto de efeitos especiais caprichados, bombou na internet – assista: