Uma fiscalização da Vigilância Sanitária realizada em Curitiba resultou na apreensão de produtos diet irregulares que estavam sendo comercializados em supermercados da cidade. Durante a ação, 74 itens apresentaram problemas. Dentre estes produtos, 39 tinham irregularidades graves e foram apreendidos nas centrais de distribuição que levam os alimentos para os estabelecimentos comerciais.
Alguns dos itens com problema, segundo a Prefeitura, são chocolates, pó para preparo de gelatinas, pudins e refrescos, geleias e doces de frutas, bolos prontos e misturas para preparo de bolos, barras de cereais e biscoitos.
A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, percorreu 27 supermercados da capital durante a semana passada. Também participaram da fiscalização a Associação de Defesa e Orientação do Consumidor e a Associação do Diabético Juvenil do Paraná.
A fiscalização apurou que 15 itens não possuíam registro no Ministério da Saúde. Outros nove alimentos diet não informavam que o consumo do produto deve ser orientado por médico ou nutricionista. Além disso, 54 alimentos tinham mais do que 40 kcal para cada 100g ou 20 kcal para 100ml, no entanto informavam ser de baixo valor energético.
Serviço
A Vigilância Sanitária alerta para os consumidores sempre verificarem a presença do número de registro do produto no Ministério da Saúde; as condições das embalagens dos alimentos e data de validade dos itens.
Quem perceber alguma irregularidade ao comprar um produto diet em estabelecimentos comerciais pode realizar uma denúncia à Prefeitura por meio do número 156.