Começa neste domingo, em Curitiba, a quinta edição do Encontro Internacional de Marketing, o EMA 2012. Até terça-feira, profissionais e pesquisadores vão conhecer trabalhos que estão sendo desenvolvidos no Brasil e no exterior, além de participar de palestras comandadas por nomes importantes no cenário mundial. Nos dois painéis principais os temas abordados estão relacionados com o comportamento do consumidor. Os palestrantes são Adam Brasel, professor associado de Marketing da Carroll School of Management da Boston College (EUA), e Eduardo Andrade, professor associado de Marketing da Haas School of Business da University of California, de Berkeley (EUA).
Andrade, que é brasileiro, vai falar sobre o papel das emoções nas decisões de compra. O tema é tratado constantemente em pesquisas acadêmicas e para a prática do marketing. Ele vai mostrar que essa relação pode se dar pelas respostas afetivas associadas a um objeto (produto, serviço, marca), a decisão (na compra deste produto ou serviço) e estar associada à experiência de consumo do cliente (olhando a ambientação e o atendimento, por exemplo).
Os trabalhos de Andrade são reconhecidos mundialmente como de grande relevância para a área de comportamento do consumidor. Recentemente ele recebeu o Prêmio Early Career Award pela Association for Consumer Research (ACR) e Marketing Science Institute (MSI), que reconhece os professores que tem maior contribuição para o tema.
Adam Brasel também vai falar sobre como os estímulos sensoriais alteram as decisões do consumidor, mas de forma inconsciente. Ele vai focar sua apresentação, também, nas questões ligadas a mídias e o uso delas por parte dos consumidores. Brasel vai discutir como a interatividade e os ambientes multitarefa provocam grandes modificações nos paradigmas atuais utilizados pelas empresas. Os trabalhos do professor Brasel ganharam prêmios em congressos e revistas internacionais e os resultados de suas pesquisas já foram divulgadas no USA Today, Wall Street Journal, New York Times, Wired e Popular Science.
Limitada
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, Paulo Henrique Muller Prado, diz que embora as empresas conheçam essas informações sobre o comportamento do consumidor, elas ainda trabalham em função de pesquisas que apontam o consumidor como sendo racional nas suas decisões de compra, o que não é verdade. Levar em consideração essas pesquisas, completa Prado, significa fazer uma análise de forma limitada, o que compromete os resultados.
O EMA 2012 é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) e deve reunir entre 200 e 300 pessoas.