A partir da próxima terça-feira, o ParkShoppingBarigüi coloca em prática o seu programa de relacionamento com o público, o primeiro nesse formato do mercado de shoppings em Curitiba. A ideia da ação é oferecer benefícios a um grupo seleto de clientes e, consequentemente, reforçar a fidelidade dos compradores. A primeira vantagem do programa é o crédito de R$ 1 no pagamento do estacionamento para cada R$ 100 gastos em compras. De acordo com a gerente de marketing do empreendimento, Silvia Pires Omairy (na foto), que conversou com o repórter Carlos Guimarães Filho, novas vantagens serão anunciadas até o fim do ano.
Como surgiu a ideia do programa de relacionamento?
O shopping faz parte do Grupo Multiplan que também administra outros empreendimentos no Brasil e tem como filosofia utilizar o que dá certo nos outros. O programa teve início em um shopping de São Paulo, em 2009, e acabou sendo implantado em outros empreendimentos do país. Assim, tomamos a decisão de trazer para Curitiba, pois ajuda na fidelização do cliente.
De que forma foi feita a seleção dos clientes?
Utilizamos o nosso banco de dados e identificamos os clientes mais presentes nas últimas promoções que o shopping realizou. O grupo inicial do programa tem 1.100 pessoas. Quem recebeu o convite, basta confirmar que aceita na concierge do shopping e retirar o cartão de estacionamento.
Existe planos para aumentar o grupo?
O crescimento será gradativo. Além disso, quem não foi convidado, mas demonstrar interesse, pode vir a concierge e pedir para entrar no programa de relacionamento. Vamos analisar o histórico do cliente antes de dar ok.
Em relação a novos benefícios, o que está programado?
Imediatamente, não temos outras vantagens. Porém, várias possibilidades estão sendo estudadas, inclusive com a participação de lojas interessadas. Sem dúvida, ainda neste ano vamos anunciar novidades.
O programa é reflexo do aumento da concorrência do mercado em Curitiba?
A decisão de implantar o programa não tem relação com o comportamento do mercado. Temos como foco sempre olhar para dentro do nosso negócio. A ação é mais uma ferramenta para fidelizar o cliente, já que, sem dúvida, é um conjunto de coisas que influencia a decisão de onde ele irá comprar e o programa é uma possibilidade de vantagem.
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Mais passageiros
Aumentou o número de passageiros em vôos domésticos e internacionais em abril. Durante o mês, foram registrados 6,51 milhões de desembarques domésticos no país, contra 5,15 milhões no mesmo período de 2010, uma alta de 26%. De janeiro a abril, foram 25,2 milhões desembarques nacionais alta de 20%.
O crescimento nos desembarques internacionais foi ainda maior: aumentou 35% em relação a abril do ano passado, chegando a 703,6 mil passageiros. No quadrimestre, o total de pessoas que realizaram desembarques internacionais foi de 2,99 milhões, alta de 19%. Os dados são da Infraero.
Expansão pelo interior
A Rancon Consórcios abriu quatro novas unidades no estado, em Cascavel, Medianeira, Maringá e Ponta Grossa. Há 10 anos em Curitiba, a marca agora investe no crescimento do consumo no interior do estado. Amparada no aquecimento do mercado de imóveis e automóveis, e aliada ao crescimento do segmento de consórcios no país, a expectativa é gerar um incremento de 10% nos negócios da empresa em 2011.
Parceiro internacional
A presidente Dilma Rousseff aprovou a participação estrangeira de até 49% no Banco Cooperativo Sicredi, afirmando tratar-se de interesse do governo brasileiro. O decreto permitirá a parceria entre o banco e o Rabo Financial Institutions Development (RFID), braço de desenvolvimento do Grupo Rabobank, da Holanda. O acordo firmado em junho do ano passado prevê a participação do RFID em até 30% do capital votante do Sicredi. As instituições têm estratégias semelhantes, focadas no desenvolvimento do cooperativismo de crédito.
Conflito para o bem
Na última semana, os comerciantes de São José de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, participaram de um curso de administração de conflito. As aulas trataram de temas das áreas de Psicologia e Economia e buscaram mostrar que nem sempre o conflito é algo negativo. "O conflito pode ser o início da construção de uma solução melhor", diz o professor do curso, Laertes Wille, instrutor do Senac. O curso faz parte do programa Economia Solidária, da prefeitura do município, que atende mais de 200 pessoas que estão de fora do mercado formal.
Bancos sorridentes
Os balanços dos cinco maiores bancos do país, divulgados recentemente, mostraram que eles nunca lucraram tanto: juntos, faturaram R$ 10,9 bilhões no 1.º trimestre deste ano. Mas ainda há muito espaço para crescer. Reportagem da última edição da revista britânica The Economist mostra que o Brasil é o quinto país do mundo em número de pessoas sem acesso a serviços bancários. Segundo a publicação, 77 milhões de brasileiros não têm conta bancária. Os líderes no ranking são China, Índia, Indonésia e Paquistão, na ordem.