Os empresários paranaenses que realizam operações de exportação ou importação ganharam mais uma ferramenta para facilitar as trocas internacionais. A apresentação do produto, lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com a Telefônica-Mercador, foi feita ontem para cerca de 100 empresários paranaenses. Batizado de Colabora Internacional Fiep, o programa é um sistema de comunicação que permite gerenciar todas as etapas do comércio internacional. O produto atende a pequenas, médias e grandes empresas e é oferecido em planos a partir de R$ 1,5 mil mensais.

CARREGANDO :)

O sistema permite a integração de todos os agentes envolvidos na exportação ou importação. A gestão fica sob responsabilidade do empresário que compra ou vende produtos para o exterior. De acordo com o diretor comercial da Mercador-Telefônica, Valêncio Garcia, o gestor pode designar senhas de acesso ao sistema para o despachante aduaneiro, o transportador da carga e o agente de carga, entre outros. "O administrador do ambiente libera a senha para todos os parceiros, que inserem todas as informações correspondentes às suas funções nas operações de comércio internacional. Cada participante tem sua área e o gestor pode ver se alguém está em pendência ou atraso", explicou.

Segundo Garcia, o sistema pode ser entendido como uma pasta eletrônica dos negócios. "O comprador da carga também pode receber uma senha e acompanhar o caminho da sua carga", afirmou. O sistema já foi implantado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e é utilizado por grandes empresas, como Gerdau e Marcopolo. A Mercador-Telefônica investiu mais de R$ 1,5 milhão no sistema.

Publicidade