A maioria é insuportável, mas não há quem não tenha tido um carinho especial ao escolher o ringtone (toque) do celular. Os portais WAP das operadoras estão cheios deles; a internet também oferece muita coisa e os CDs de casa podem ainda ser uma alternativa para transferir aquela música preferida para o celular via cabo de dados. Se o equipamento permitir, dá para configurar a canção como campainha.
Para quem, no entanto, prefere ousar e criar seus próprios ringtones, a empresa OfficeMedia lançou o Ringtone Media Studio, um software vendido em lojas de informática, que permite criar não só os toques a partir de músicas de CDs, MP3, sons em geral e até sua própria voz como também bolar papéis de parede, proteções de tela e animações com vídeo, fotos, sons e textos.
O programa traz um editor de músicas que trabalha tanto com arquivos MP3 ou com músicas tiradas direto dos CDs (em WAV), grava e mixa vozes, sons e músicas, inclusive acrescentando efeitos como eco e reverberação. É possível dar uma de DJ e misturar os sons.
A transferência dos arquivos para o celular é feita via infravermelho, cabo de conexão de dados ou tecnologia Bluetooth. O celular que vai receber o ringtone deve suportar os formatos dos arquivos que serão transferidos. São eles: MP3, AMR, Wav, Smaf, Midi, CDA, JPG, GIF, Bitmap, PNG, PCX, TIF, Gif Animado, MP4, 3GP e AVI. O software, que vem numa caixinha com mil ringtones já prontinhos de "brinde", está sendo vendido em lojas especializadas, magazines, supermercados e também pela internet em www.drivemix.com. (JPP)
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast