É também pelo estômago que o Paraná quer pegar o turista. O programa Gastronomia Paraná, lançado pela Secretaria de Turismo do Paraná na segunda edição da feira Mundo Gastronômico, realizada na Expo Renault Barigui, em Curitiba, quer impulsionar o turismo gastronômico no estado. A feira, que começou na quarta-feira e termina hoje, reúne mais de 63 empresas que apresentam suas novidades para o público e para empreendedores.
As ações em gastronomia serão focadas nos produtos nativos do Paraná, como mel, pupunha, banana-da-terra e mexerica, entre outros. "Estamos formando um comitê com chefs e profissionais da área para não duplicar as ações que já estão em andamento e sim somá-las. Depois, serão trabalhadas duas frentes principais: o estímulo à produção orgânica do pequeno produtor e a identificação da culinária de raiz", diz Juliana, diretora-presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. Com o programa, a Secretaria pretende aumentar o tempo de estada do turista e o valor gasto em alimentação.
O objetivo das ações é proporcionar uma experiência tão boa a ponto de fazer o turista ficar mais alguns dias ou até voltar mais vezes. Por ano, o estado recebe 13,2 milhões de visitantes que ficam, em média, quatro dias e gastam cerca de R$ 50 com alimentação. A estimativa é que sejam servidas em solo paranaense mais de 40 milhões de refeições por ano.