Um programador da Califórnia encontrou uma brecha no sistema do aplicativo de relacionamentos Tinder e levou homens a pensar que estavam conversando com mulheres, quando na verdade estavam falando uns com os outros.
A gambiarra feita por esse usuário, que não foi identificado, seleciona dois homens que tenham curtido alguns perfis falsos e faz com que eles comecem a conversar. Os homens, por sua vez, imaginam que estão conversando com a mulher do perfil criado pelo programador.
De acordo com o site The Verge, esse programador já foi um usuário do Tinder e conheceu sua atual namorada por meio do aplicativo.
Ele disse que muitas amigas suas já tinham reclamado das mensagens que recebiam pelo app, que muitas vezes são ofensivas e desrespeitosas, e que sua ideia era fazer com que os homens sentissem isso na pele, e observar suas reações – que variaram desde o não entendimento e o humor até raiva.
O programador, identificado pelo site como Patrick, estima que tenha observado 40 conversas em 12 horas. E que os homens demoraram a perceber a troca. Eles ignoram todos os sinais, todas as coisas estranhas, diz. Quando alguém está tão apressado para conhecer alguém sem nenhum detalhe e sem saber sobre aquela pessoa talvez seja merecido."
O programador acrescenta, ainda de acordo com o site, que teve facilidade em acessar o sistema do aplicativo sem encontrar grandes proteções de segurança.