Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mercado

Progresso na zona do euro amplia avanço de Wall Street

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta pelo quarto dia seguido nesta quinta-feira, com a ação coordenada de bancos centrais aliviando temores de que o setor financeiro da Europa esteja caminhando para um congelamento do crédito, devido à crise da dívida soberana da região.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 1,66 por cento, para 11.433 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 1,34 por cento, para 2.607 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 1,72 por cento, para 1.209 pontos.

Ações do setor financeiro tiveram um rali, após o Banco Central Europeu (BCE) anunciar planos, em conjunto com outros importantes bancos centrais, para oferecer empréstimos em dólar com prazo de três meses a instituições da zona do euro.

As ações de bancos, que tem figurado entre as mais golpeadas pelas preocupações de dívida, tiveram desempenho superior às de outros setores.

O índice financeiro do S&P saltou 2,6 por cento, e o industrial teve avanço de 1,9 por cento. A ação do Bank of America subiu 4 por cento. Os papéis da General Electric apuraram ganho de 2,8 por cento.

"O ponto principal é que a União Europeia, o Fundo Monetário Internacional e as nações industrializadas estão tentando convencer o mercado de que o euro está aqui para ficar, que a zona do euro não vai desintegrar e que a Grécia provavelmente evitará um default", disse o economista-chefe de mercado na Rockwell Global Capital, Peter Cardillo, em Nova York.

Embora o S&P 500 ainda acumule queda de 10 por cento desde 22 de julho, o índice já teve valorização de 4,8 por cento nesta semana e está a caminho de registrar maior ganho percentual semanal desde o início de julho.

A ação dos bancos centrais ofuscou relatórios mais fracos sobre a economia norte-americana. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos atingiram o maior nível desde junho na semana passada e a atividade manufatureira de Nova York encolheu em setembro, sustentando a ideia de que o Federal Reserve tomará novas medidas para estimular o crescimento da economia .

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.