Dois cursos de pós-graduação marketing e engenharia de qualidade e um MBA em direção estratégica recém concluído. Para o diretor de marketing da Volvo Equipamentos de Construção, Leonilson Rossi, a formação acadêmica complementar ao curso de graduação em economia foi uma experiência gratificante e fundamental para a carreira. "Nessa velocidade em que os negócios se desenvolvem, é sempre muito importante estar em contato com o ambiente acadêmico e com outras experiências profissionais."
Os dois cursos de especialização foram feitos em São Paulo e o MBA por meio de um curso in company do Unicemp na própria Volvo. "Não senti grandes diferenças entre eles. Com a gama de ofertas que existe em Curitiba hoje, os profissionais não precisam procurar outras cidades para complementar a formação com qualidade. A não ser que sejam áreas específicas, cujo centro do conhecimento esteja lá, não aqui." Segundo o responsável pelos programas educacionais da Volvo Brasil, Rubens Cieslak, a empresa realiza há quatro anos cursos in company (feitos sob medida para uma empresa, de acordo com sua necessidade) com a universidade em diversas áreas. "Os cursos são financiados 50% pela Volvo e 50% pelo funcionário. Também oferecemos bolsas de estudos para aqueles que estão em outras instituições."
Além do conhecimento adquirido, Rossi diz que o MBA trouxe resultados concretos para o seu trabalho. Um projeto estudado com a turma uma linha de montagem de escavadeiras hidráulicas será implantado pela empresa em julho, na unidade da Volvo no interior de São Paulo. "Nasceu como um exercício e se transformou em algo concreto. Isso é muito gratificante. Mesmo que as pessoas não sejam da mesma organização, a tendência é que elas incorporem as experiências da sala de aula e levem para discutir nas empresas, e que essas experiências sirvam de base para outros projetos." (CS)
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