Quem conhece o estilo do gaúcho Oskar Metsavaht, dono e estilista da grife Osklen, não se surpreende com suas ações no mundo da moda. Médico de formação e esportista de paixão, o estilista sempre teve seus projetos voltados à causa ambiental. Em 1986, responsável médico por uma expedição no Aconcágua, ele desenvolveu os casacos da equipe. A profissão veio após posteriores viagens para Europa, mas o estilo aventureiro e a inspiração ambiental permanecem em suas coleções.
No desfile da Osklen desta segunda-feira, as cores do pôr-do-sol e dos coqueiros e o preto-e-branco do tucano estiveram presentes. Fora das passarelas, vários projetos buscam a conscientização ambiental dos consumidores da moda.
A idéia nasceu quando, em 2000, o estilista se uniu a biólogos, ambientalistas e aventureiros engajados com a causa ambiental. Foi criado o E-brigade, um instituto que aposta no potente instrumento de comunicação chamado moda. "Essa camisa que você está usando", disse apontando para o peito do repórter, "você sabe o que está escrito nela e está se comunicando com esta frase".
Uso sustentável
Nas linhas retas da passarela os conceitos ambientais são mais sutis, mas continuam lá. Metsavaht citou o uso do látex natural da Amazônia, retirado por índios e seringueiros, na composição de seus tecidos. A mistura desenvolvida pela Universidade de Brasília fez do látex um tecido sofisticado e sensual. Ele exibiu ainda o tênis feito de couro de traíra, sucesso na Europa, e ecologicamente viável. "Podemos mostrar de forma sutil e eficiente. Não gosto de ficar gritando: eu sou verde!"
Todos os projetos abraçados pelo E-brigade e seus parceiros, além de favorecerem o uso sustentável dos recursos ambientais, possibilitam a repartição dos benefícios com as comunidades tradicionais. "Não acho certo essa coisa de doação; é piegas. Deve ser colocado preço mesmo, com valor de mercado. Não adianta auxiliar sem ter um resultado comercial." Segundo ele, muitos bons projetos não conseguem se manter por não estarem voltados ao comércio.
Além do látex da Amazônia, ele cita o couro vegetal daquela região; o artesanato de comunidades locais transformado em jóias; o bordado de cooperativas aplicado à costura; o algodão orgânico desenvolvido no Ceará, Paraíba e Paraná; o couro de tilápia e madeiras feitas a partir de fibras de coco aplicadas em móveis.
O próximo São Paulo Fashion Week, semana da moda conceitual que ocorrerá em 2007 na capital paulista, vai abordar a temática do desenvolvimento sustentável. Oskar Metsavaht foi chamado para ajudar na organização do evento. "É bem a sua cara!", disse o repórter. "Sim, vai ser o SPFW do Oskar!"
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast