A RPC TV, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom) e afiliada da Rede Globo no Paraná, ampliou o Televisando o Futuro para 16 novos municípios paranaenses em 2012. O projeto, que alia comunicação e educação, vai atingir mais de 20 mil alunos de 1,4 mil escolas em 38 cidades.
O Televisando o Futuro é um projeto de educomunicação desenvolvido pela emissora em conjunto com o Instituto GRPCom, que coloca o potencial da mídia a serviço da educação por meio de matérias especiais exibidas nos telejornais da RPC TV. O objetivo é estimular a reflexão e a mudança de atitudes a partir da discussão de temas relevantes para a sociedade.
Neste ano, o projeto atenderá alunos do 1.º ao 9.º ano do ensino fundamental em escolas públicas municipais e estaduais. Todo ano, o projeto elege um tema que é usado como mote para o debate entre alunos e professores. O tema central deste ano é "Cultura da Paz".
Em 2012, o Televisando o Futuro apresenta novidades em relação às edições anteriores. Além da expansão do público, a maior novidade é a nova maneira de formar os professores. A plataforma de formação tem capacidade para formar mais de 2 mil docentes, só no mês de fevereiro. As categorias do concurso cultural também são novas. Além de Ilustração e Redação, que já existiam antes, o projeto vai premiar Cartuns e Reportagens sobre a temática.
Os professores serão formados em março via internet. Nos meses de março e abril serão exibidas as reportagens para o debate entre alunos, professores e família. A partir da discussão dos temas, os alunos vão escrever redações, produzir reportagens, ilustrações e cartuns. Entre maio e junho, ocorrem as fases do Concurso Cultural Televisando o Futuro, que contempla as categorias Redação, Ilustração, Cartum e Reportagem para alunos; e Professor Transformador para professores.