Em dezembro, mês de festas e comemorações, empresas de bebidas alcoólicas oferecem descontos de até R$ 50 e R$ 30 em corridas de táxi pelos aplicativos 99Taxis e Easy Taxi, em uma tentativa de conscientizar o público dos riscos de beber e dirigir.
A promoção da Ambev, que começou nesta segunda-feira (7) e segue até o fim do mês, dá R$ 50 de desconto em corridas realizadas entre 18h e 6h, todos os dias, pelo aplicativo Easy Taxi. Uma vez cadastrado na campanha, o participante pode usar o desconto duas vezes, economizando até R$ 100. A promoção é válida em todos os locais do Brasil onde o aplicativo estiver disponível.
Além do desconto, outra vantagem da campanha é que cada usuário cadastrado pode compartilhar seu código promocional com até nove amigos. Quem receber o código também terá direito ao desconto em duas corridas. Ou seja, quem já se cadastrou pode participar novamente, desde que ganhe um código de um amigo.
Para participar, é preciso se registrar no site da campanha. No dia do lançamento, entretanto, o mecanismo para encaminhar o código aos amigos não funcionou quando o acesso foi realizado por computador. Por celular, o envio por WhatsApp foi rápido, mas, por email, foi mais trabalhoso.
Se quiser utilizar o benefício, o usuário deve selecionar no Easy Taxi a opção de pagamento “cartão de crédito no app”. Depois, deve inserir o código e pedir o carro.
99Taxis
Já a promoção da 99 Taxis, realizada em parceria com a Johnnie Walker, está em sua segunda temporada. No estado de São Paulo, a marca oferece descontos de até R$ 30 em corridas. Em cidades como Curitiba, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, o valor cai para R$ 20.
A promoção #hojenãodirijo vai até 26 de dezembro e é válida entre 21h e 4h de sexta para sábado e de sábado para domingo. Na última temporada, a campanha, que tem apoio institucional do Detran-SP, realizou 75.700 corridas gratuitas.
Para ter o benefício, o usuário deve escolher como método de pagamento a opção Johhnie Walker #hojenãodirijo e inserir alguns dados no site da campanha.
Campanhas de sucesso
Segundo a Ambev, dona de marcas de cerveja como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol e Stella Artois, a sua promoção é uma das maiores do tipo no país. “A nossa campanha é maior no tamanho do desconto e na abrangência [válida em todo o país e todos os dias da semana]”, diz a gerente de marketing institucional da Ambev, Julia Radaeli. Sobre a possibilidade de incluir amigos na promoção, ela diz que a ideia combina com o lema da empresa de “unir pessoas”.
“Não queremos que o usuário tenha o benefício sozinho, queremos essa união de amigos. O nosso intuito é que isso se espalhe e se torne uma corrente de vouchers”, afirma.
A Johnnie Walker, por outro lado, ressalta que a sua campanha tem maior duração e foi pioneira. “Esse é nosso terceiro ano em promoções desse tipo, de doações de quilômetros de táxi via aplicativos. Já doamos mais de 1,5 milhão de quilômetros no Brasil. É a maior campanha de consumo responsável desse tipo no mundo”, afirma o gerente de marketing da Johnnie Walker, Piero Franceschi.
O gerente diz que a campanha brasileira se tornou referência dentro da Johnnie Walker e está sendo exportada para outros países.
Valor de marca
Além de transmitir uma mensagem de consumo correto, as empresas de bebidas admitem que as promoções representam um ganho de imagem das marcas. Entretanto, negam que o intuito das promoções seja aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. Como argumento, dizem que os descontos não estão atrelados à compra de produtos.
“Quando as pessoas reconhecem a ação, elas tendem a ter uma imagem melhor da Ambev. Se a pessoa muda a relação com as marcas que consome, eu não sei, nunca mensuramos. Mas, se o consumidor entender que direção e bebida não combinam, e que a Ambev se importa com isso, já é um golaço”, afirma Radaeli.
Na Johnnie Walker, a campanha também é vista como uma forma de se aproximar do consumidor e mostrar que a marca “entende as suas necessidades”. A promoção, segundo a empresa, é uma das atividades da marca mais lembradas por seus clientes.
“A marca entende a jornada do consumidor, como ele vai para os lugares, como consome o produto, onde o bolso aperta. Com esse tipo de mecânica [promoção], a gente pode facilitar a jornada dele. Isso cria uma agenda de identificação: Johnnie Walker entende as minhas necessidades. Tem um retorno de valor de marca”, diz Franceschi.
“Indesejáveis”
Para o psiquiatra Mauro Aranha, e vice-presidente do Cremesp (conselho médico paulista), essas promoções são “oportunistas”.
Ele defende que ações para estimular o consumo responsável devem partir do poder público, porque não haveria, neste caso, um “conflito de interesses” e um desejo de “angariar mais adeptos”.
“Essas promoções são indesejáveis e oportunistas. Elas servem para transmitir uma imagem de que a indústria [de bebidas alcoólicas] é responsável, uma imagem de bom moço, quando a gente sabe todos os outros artifícios que eles utilizam, inclusive com lobby no Congresso, para estimular a venda e evitar a regulação”, afirma o psiquiatra.
Aranha acredita ainda que as campanhas podem passar a impressão de que o consumo de álcool é seguro, contanto que o usuário não dirija.
“Existe uma mensagem subliminar de que a pessoa pode beber o que quiser, porque pode dispor do táxi. Mas há vários outros problemas que são agravos do beber excessivo: aumento do sexo não seguro e da prevalência de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não desejada, conduta irresponsável, violência contra si ou contra outros”, diz Aranha.
CONSUMO RESPONSÁVEL
A Ambev e a Johnnie Walker afirmam que o objetivo das campanhas é criar uma cultura de consumo responsável de bebidas alcoólicas no Brasil. “O objetivo é mostrar que bebida e direção não combinam. Queremos mudar o comportamento das pessoas. Somos a favor do consumo correto dos nossos produtos”, diz a gerente de marketing institucional da Ambev, Julia Radaeli.
De acordo com ela, a empresa também é contra o consumo excessivo ou por menores. “Não é sustentável no longo prazo. E a gente quer que as pessoas tenham uma experiência boa com os nossos produtos”, justifica.
No caso da Johnnie Walker, a empresa defende que incentivar o consumo responsável é mais do que uma obrigação, faz parte da construção da marca. “A nossa campanha é o keep walking, que fala sobre progresso. E a gente entende que uma forma de pessoas evoluírem é adotar um comportamento mais responsável no consumo”, diz o gerente de marketing da Johnnie Walker, Piero Franceschi.
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