O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta segunda-feira (29) que está na Casa Civil a proposta do governo que permite que o brasileiro pague contas e faça transações financeiras pelo telefone celular e outros aparelhos móveis. Depois do aval do Palácio, a medida provisória será enviada ao Congresso Nacional.
De acordo com o ministro, o Brasil caminha para ser a quarta economia do mundo e precisa de instrumentos que incentive a inclusão financeira. Ele afirmou que a demora para fazer uma legislação inibiu a criação desses novos dispositivos. E que mesmo entre as classes mais altas, o uso do papel moeda ainda é muito forte. Citou como exemplo o fato de 30% das pessoas das classes A e B receberem salários em dinheiro vivo.
"É claro que as pessoas gostam de dinheiro, mas isso tem a ver com os custos", brincou o ministro, completando: "Portanto, criar uma opção como essa vai ajudar a baratear os custo dessas transações."
Paulo Bernardo falou que com esse novo instrumento, o cidadão poderá pagar serviços como cabeleireiro ou táxi e evitará um custo extra para os empresários que não terão de pagar pelas máquinas de cartão de crédito para fazer as transações eletrônicas. Ele afirmou que o alcance é grande porque no Brasil há 268 milhões de celulares habilitados. E ainda disse que o sistema de ser fácil para alcançar a todos.
"Temos de fazer transações tao simples como mandar um SMS."