O Tumblr não é uma plataforma comum de blogs. Um tumblog que é como a empresa se refere aos seus sites nem é bem um blog. Apesar de parecer e funcionar como um, ele foi desenhado com um tipo específico em mente: o preguiçoso. David Karp, seu fundador, criou o conceito ao tentar facilitar a vida de gente como ele, que não gosta muito de escrever e que achava que perderia tempo demais para manter uma página pessoal.
As ações mais comuns da sua comunidade de usuários foram estudadas pela equipe de programadores dez pessoas em uma sala no Brooklyn, em Nova York, e não centenas enfurnadas em uma corporação no Vale do Silício e as interações foram reduzidas a simples botões, justamente para que dessem pouquíssimo ou nenhum trabalho para quem quer blogar.
Aprovou o conteúdo? "Heart it" clicando no ícone do coração, o "curtir" do Tumblr. Quer republicá-lo? Clique no botão "reblog", o retweet do Tumblr, e ele será transferido na hora para a sua página. Bastam alguns segundos para criar uma página, que parece mais profissional do que improvisada por causa dos temas de fundo cool e minimalistas, cuidadosamente escolhidos pela equipe de design. Depois de iniciá-la, não demorará muito para que você comece a receber as reações da sua rede de contatos, que funciona como em uma rede social em que se segue e é seguido por causa do seu bom gosto, audiência ou reputação.
Adaptando-se aos pedidos da sua comunidade de usuários, o site começou a se tornar popular à medida que foi ficando cada vez mais simples. É como se o Wordpress ou Blogger, seus ancestrais, tivessem cruzado com uma rede social dinâmica como o Facebook e flertado com um serviço de rápida reprodução de informação como o Twitter. Os tumblogs são rápidos e virais como o Twitpic, e não álbuns de família estáticos como se tornaram os dinossauros Flickr e Picasa. Ao contrário desses dois sites, em que fotógrafos amadores e profissionais sobem fotos próprias, não há direito autoral que restrinja o que entra no Tumblr - virtualmente, qualquer bizarrice ou imagem curiosa, produzida por qualquer um e em qualquer lugar, achada no randômico mundo da internet.
Os usuários sobem principalmente imagens nas suas páginas, mas a plataforma também permite que se inclua texto, frases, links, música, vídeos e até trechos de chat. Como os moderadores (ainda) são liberais com o conteúdo que entra nos servidores, ele pode pender para a escatologia do 4chan e frequentemente espalhar arquivos piratas, pornografia e todo tipo de conteúdo NSFW (sigla para a expressão em inglês "not safe for work", aquilo que pode causar constrangimento se for aberto no trabalho). Karp diz que páginas do tipo são apenas 4% do total, mas esconde o número de cliques que o seu site já ganhou com elas - provavelmente, a maioria. Em fevereiro, o site teve 1 bilhão de page views, na frente de concorrentes como o seu clone Posterous e os habituais Wordpress e Blogger.
Tudo por causa da sua facilidade. Era essa instantaneidade que o autodidata Karp queria aplicar nas mídias sociais quando, aos 15 anos, largou a escola e, aos 20, começou a apostar no Tumblr.
Prodígio
Atualmente aos 23, é o garoto prodígio predileto da imprensa norte-americana, tratando-o da mesma forma como já se referiu a Bill Gates - que fundou a Microsoft aos 20 - e Steve Jobs - que lançou o primeiro computador da Apple aos 21. Moleque, mas também o milionário CEO de uma empresa que já juntou 15 milhões de usuários e acaba de ganhar US$ 30 milhões de investidores que esperam que ela cresça ainda mais. Só do começo de 2010 para o de 2011, o site aumentou 1.540%, diz a ComScore, ameaçando passar serviços mais tradicionais e se tornar a maior ferramenta de autopublicação de toda a internet.