Um projeto em tramitação na Câmara dos Deputados pode permitir ao proprietário de veículo com, no mínimo, 20 anos de uso sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para comprar outro carro. Para isso, o interessado deverá comprovar a venda do seu veículo a uma usina de reciclagem.
Segundo o autor do Projeto de Lei 581/07, o deputado Fernando Coruja (PPS-SC), o projeto abre a possibilidade para renovação parcial da frota brasileira e para reciclagem de materiais provenientes das "sucatas sobre rodas".
Para o parlamentar, grande parte dos proprietários de veículos com mais de 20 anos de uso é constituída por motoristas de baixa renda, que não dispõem de recursos financeiros ou acesso a crédito para substituir o veículo antigo por um novo.
"Um dos desafios do governo está relacionado com a frota de 13 milhões de veículos velhos, carburados e poluentes que se encontram em atividade e são beneficiados pela redução da carga tributária e inexistência de inspeção veicular, fatores que agravam a situação", assinalou.
A matéria tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, segundo a Agência Câmara.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast