Na opinião do colunista Guido Orgis, a proposta de mudanças do Imposto de Renda acerta quando prevê a cobrança de impostos sobre dividendos. Mas, ao colocar esse tema no balaio de outras mudanças, o governo acabou criando uma reforma meia-sola.
***) O governo federal entregou nos últimos dias ao Congresso o projeto de lei que prevê alterações no Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas, além da incidência de tributação sobre lucros e dividendos.
A proposta é mais uma fatia da reforma tributária, que, conforme acordado com a Câmara dos Deputados, tramita desta forma “parcelada”.
VEJA TAMBÉM:
As mudanças no Imposto de Renda
Se por um lado a cobrança de impostos sobre dividendos pode ser considerada um avanço na busca por um sistema tributário mais equilibrado, por outro a proposta do governo deve aumentar a carga tributária das pessoas físicas de classe média, principalmente das classes B e C. Isso devido às restrições ao desconto simplificado.
Pra analisar todo esse assunto e falar dos pontos positivos e negativos das propostas de mudanças do Imposto de Renda o convidado deste episódio do podcast 15 Minutos é o Guido Orgis, colunista de Economia da Gazeta do Povo.
*O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado no Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.
*
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; Marcus Ayres.