Um protesto de funcionários de uma empresa terceirizada que atua em serviços de solo e reclamavam das demissões na empresa Gol, complicou os voos da tarde desta segunda-feira no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires.
A greve começou na manhã desta segunda-feira, segundo o jornal argentino Clarín, porque "sexta a empresa decidiu demitir 18 companheiros, entre os quais uma grávida", afirmou Edgardo Llano, secretário-geral da representantes da Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), da Argentina, que participou do protesto no terminal internacional.
O telão que informava as chegadas e partidas sugeria aos passageiros que verificassem o status dos voos da companhia para deveriam partir para Porto Alegre e São Paulo. Llano disse ainda que a previsão era de que os voos de hoje não iriam ser realizados e sustentou que a paralisação continuará até "ministério edite alguma medida ou a empresa reincorpore os funcionários".
Segundo o representante do sindicato, na própria sexta-feira enviaram uma queixa ao Ministério do Trabalho da Nação "que afirmou que vai atuar mas ainda não agiu". Comentou, ainda, que pela manhã a Polícia de Segurança Aeroportuária (PSA) ameaçou detê-los.
"Se acontecer alguma coisa, vamos fazer uma paralisação de todas as atividades a partir do dia 15", reiterou.
A Gol informou que cinco dos sete voos diários que a empresa tem a partir do Aeroporto Ezeiza para o Brasil sofreram atraso. Ela esclareceu ainda que o protesto é de funcionários de uma empresa terceirizada que atua em serviços de solo.
Nota oficial
Nesta terça-feira (9), a Gol divulgou uma nota oficial com o seguinte teor:
"A GOL informa que, ontem, um grupo de representantes da Associação de Pessoal Aeronáutico (APA), da Argentina, promoveu uma manifestação nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, prejudicando o atendimento dos voos da companhia. O movimento sindical começou no aeroporto de Ezeiza, durante a manhã, e se estendeu até o outro aeroporto da capital argentina, quando a GOL passou a atender seus clientes nesta base. A empresa lamenta o desconforto causado aos clientes e ressalta que sua prioridade foi atendê-los da melhor forma possível. Alguns passageiros com viagens previstas a partir de Ezeiza, foram reacomodados em voos que decolaram de Aeroparque durante a tarde. Os voos com origem no Brasil, seguiram para a Argentina e, alguns tiveram o seu pouso transferido também para Aeroparque. Aos demais clientes, a companhia ofereceu acomodação em hotéis, toda a assistência necessária e a reacomodação nos voos de hoje. Além disso, três voos de ontem precisaram ser cancelados. Os clientes foram assistidos e reacomodados em outras operações da companhia. A GOL destaca que, hoje, suas operações estão normalizadas."