O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que termina amanhã na Riviera Francesa, no litoral sul da França, já deu à publicidade brasileira o recorde de Leões, as estatuetas de ouro, prata e bronze. Até quarta-feira as agências nacionais haviam conquistado 67 prêmios (oito ouros) nas 11 categorias que já tiveram os resultados divulgados. São 15 categorias no total. No ano passado, as brasileiras voltaram com 65 Leões.
Qualidade
Mas não é apenas em números que o Brasil se destaca. A qualidade dos Leões também melhorou. "Estamos ganhando mais Leões com grandes marcas", diz o diretor de criação da JWT, Ricardo John. Entre os grandes anunciantes cujas campanhas foram premiadas neste ano estão Coca-Cola e Hellmans (agência Ogilvy) e Bradesco Seguros (AlmapBBDO).
Entre os destaques das premiações do Brasil está o Grand Prix na categoria Rádio, conquistado por uma campanha da Talent para a revista Go Outside. Trata-se de um prêmio inédito para o país nessa área. Intitulada "Rádio Repelente", a campanha veiculada durante a programação de uma rádio utiliza uma frequência sonora que espanta mosquitos. Os insetos são o terror de praticantes de pescaria e trekking, que é o público-alvo da publicação anunciante.
Além do Grand Prix, o país levou cinco Leões na área de Rádio um deles de ouro, para a mesma campanha da Talent feita para a revista.
Mais uma vez, os profissionais brasileiros se destacaram na categoria Press, em que arrebataram ao todo 18 Leões, sendo um de ouro, ganho pela agência Ogilvy por campanha desenvolvida para a Claro, 6 de prata e 11 de bronze.
Mas foi no segmento Outdoor que veio o maior número de Leões de Ouro: três ao todo, recebidos pelas campanhas "Escolha Depois", da agência Giovanni+DraftFCB para a JVC; "Caixinha Natural", da Age para os sucos Camp Néctar; e "Donald Trump", "Richard Branson", "Tiger Woods" e "Mark Zuckerberg", da Ogilvy para a revista "Forbes Brasil".
Os outros ouros recebidos em Cannes foram para a Ogilvy outra vez, com duas estatuetas na categoria Promo & Activation, uma para a campanha "Sprite Shower", para o refrigerante Sprite, e outra para "Receita na Notinha", para a Hellmanns. O oitavo ouro foi para a AlmapBBDO, com a campanha para celular "Anúncio Falso", para o cliente Bradesco Seguros.