O poder de alcance – e de influência – da internet sobre o comportamento do consumidor ganhou de vez a confiança do mercado publicitário. Se no passado acreditava-se em restrições de público ou produto, hoje o canal é utilizado pela grande maioria dos anunciantes de forma ampla. Tanto que até agências publicitárias especializadas em "midia web" já aparecem no mercado. "Antigamente a internet era considerada mais eficaz para a venda de produtos relacionados a informática e tecnologia. Hoje o público já é tão amplo quanto em outras mídias", diz Paulo Renato Oliveira, diretor de criação da Onsolution, agência especializada em internet. "As empresas estão investindo na internet porque ela permite realizar ações inviáveis em outros meios, e agora com uma audiência comparável a outras mídias."

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Segundo o vice-presidente da agência curitibana Master Comunicação, Marcelo Romaniewicz, fora do país alguns conceitos criados para web são tão fortes que pautaram campanhas para outros meios. "Isso confirma que o uso desse meio é uma tendência irreversível", aposta. "No Brasil, as empresas estão investindo inclusive em campanhas específicas para a internet." Para o executivo, a eficiência deste canal está na coincidência de públicos. "O perfil do internauta bate com o do mercado consumidor: pessoas de alto poder aquisitivo."

Para o diretor da Visão Comunicação, Adalberto Gelbecke, a rede mundial de computadores é a "ferramenta do futuro" para a publicidade. "Hoje, todas as empresas estão na internet, embora percebamos que a grande maioria delas está insatisfeita com a forma." Por isso, para o empresário, o mercado virtual está vivendo um segundo momento, uma fase de "aperfeiçoamento". Pensando nessa demanda, a agência criou recentemente um departamento específico para serviços de web, não só para a criação de campanhas específicas para o meio, mas também para desenvolvimento de websites.

Publicidade

Para Oliveira, no entanto, muitas empresas já vivem um terceiro momento. "Houve uma fase em que todas as grandes empresas repensaram suas ações na rede, quando realmente a internet comercial no Brasil cresceu e as agências se especializaram", diz. "Agora estamos indo além, trabalhando com a publicidade na web."

O gerente de serviços de comunicação do Boticário, Fernando Dutra, acredita que não há mais sucesso em campanhas exclusivamente "offline". "O consumidor é acessado (sic) cada vez mais, e de formas diferentes. Precisamos estar atentos a essas formas, com um trabalho adequado para cada mídia", diz. "No caso do internauta, temos que aproveitar a interatividade que a internet permite. Até porque, se ela (a campanha) não for pensada assim, não vai funcionar."

Forma

É nessa possibilidade de interação com o consumidor que reside a grande diferença da comunicação online. "A internet trouxe a possibilidade da interatividade e, com ela, uma variedade infinita de possibilidade de juntar imagens e movimento", diz o diretor de web da Master Comunicação, Jimmy Nisgoki. Segundo o diretor, o retorno da publicidade na rede mundial de computadores também é mais facilmente mensurado. "Dependendo do material criado, é possível saber exatamente qual o comportamento do internauta. Além disso, você pode falar com mais exclusividade, encontrar formas específicas e criar materiais personalizados para cada tipo de consumidor."