O presidente-executivo da Qualcomm, Paul Jacobs, apresentou no final da segunda-feira uma nova versão de chips para smartphones com a ajuda de convidados que foram de Steve Ballmer e Maroon 5 ao Garibaldo, de Vila Sésamo, durante discurso de abertura da maior feira de tecnologia de consumo do mundo.
Jacobs abriu a Consumer Eletronics Show com o tema "Born Mobile", dizendo que cerca de 1 milhão de smartphones são adicionados às redes móveis todos os dias, aproximadamente o dobro do número de bebês nascidos diariamente.
A CES, que atrai milhares de expositores e deve receber mais de 150 mil visitantes, é usada anualmente pela indústria para lançar produtos que vão de celulares a televisores gigantes.
No discurso, que é historicamente reservado à Microsoft, Jacobs transmitiu um clipe de um filme inédito usando o novo chip de sua empresa, o Snapdragon 800. A Qualcomm é a maior fabricante de chips para celulares do mundo.
O executivo afirmou que o Snapdragon 800, que estará disponível no segundo semestre, será compatível com videogames para dispositivos portáteis, sendo capaz de processar um nível maior de detalhes que os celulares mais potentes disponíveis atualmente. "Isso é videogame de qualidade para consoles em um aparelho portátil", disse Jacobs.
O chip também será compatível com vídeo de ultra-alta definição, que possui resolução cerca de quatro vezes maior que uma televisão de alta definição.
O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse no ano passado que a CES 2012 seria a última vez que a empresa abriria o evento, já que a data da feira não coincide mais com o cronograma de lançamento de produtos da companhia.
Mas Ballmer juntou-se a Jacobs no palco durante parte da apresentação, promovendo celulares baseados no sistema operacional Windows 8.
Outros convidados durante a palestra incluíram o cineasta Guillermo del Toro, que mostrou um clipe de seu novo filme, e o personagem Garibaldo, do programa de televisão Vila Sésamo, que exibiu um aplicativo para crianças chamado "Big Bird's Words".
A banda de rock Maroon 5 encerrou o evento tocando vários sucessos, incluindo "Payphone".
"Eu acho que essa música tinha que se chamar 'cellphone' (celular)", brincou Jacobs antes de se despedir.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast