Curitiba – Ano-novo, vida nova... salário novo! Que tal incluir nas promessas de começo de ano uma conversa com o chefe para pedir aquele merecido aumento no salário? Afinal de contas, após trabalhar por anos na mesma empresa, de se esforçar incansavelmente, de dar corpo e alma ao emprego, chega a hora de um reconhecimento financeiro a tanta dedicação. O que parece fácil, no entanto, é uma tarefa que exige uma grande preparação por parte dos empregados, porque o tiro pode sair pela culatra se faltar bom senso na hora da negociação.

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Para a consultora em recursos humanos Maria Christina de Andrade Vieira, em primeiro lugar, é preciso mostrar que o aumento é merecido. "Muitas vezes as pessoas acham que estão fazendo o melhor possível, mas para pedir aumento é necessário superar as expectativas do chefe. Isso que faz a diferença", explica. Para a conversa é bom ter argumentos que justifiquem o aumento. Um elogio a algum trabalho bem realizado, por exemplo, pode servir como moeda de troca.

E não adianta ser impulsivo. Antes de fazer o pedido é bom sondar o terreno para saber se é o melhor momento, tanto da empresa, quanto do superior. "É bom ver se a chefia não está atropelada pelo tempo. Se a empresa estiver em um mau momento, é melhor postergar a conversa", fala Maria Christina. Outra dica é não pedir o impossível. "A pessoa tem que saber o limite da empresa e também o quanto quer ganhar, até porque em algumas você pede 5 mil e ganha 5 mil, em outras pede 10 mil para ganhar 5 mil", opina a consultora.

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Flexibilidade também é necessário nessa hora. Pode ser que seja mais fácil para a empresa dar algum tipo de benefício ao invés de um aumento salarial. A opinião é de Clodoaldo Lopes do Carmo, consultor da Primazia e professor de recursos humanos da Faculdades Spei. "De repente a empresa paga uma pós-graduação para o funcionário, pois ela não quer perder quem tem potencial e mostra resultados", justifica. Carmo também orienta fazer um bom preparo antes de pedir um aumento.

Cleusa Souza, gerente da loja de móveis Portieri, dá uma boa dica para iniciar a conversa: perguntar como está o seu trabalho. "Se o chefe falar que está gostando, isso já pode ser usado como argumento, agora, se ele falar que precisava conversar sobre algo que não está indo bem, é melhor deixar para depois", fala. Cleusa já enfrentou algumas situações desagradáveis, como a de um funcionário que tinha "pisado na bola" duas semanas antes de pedir aumento. "Ele chegou falando que tinha pedido para o supervisor e que ele não fazia nada a respeito. Eu achei que ele deveria ao menos levar o supervisor junto para conversar...", lembra. O pior é que ela já tinha um prazo para desligá-lo da empresa.