A Receita Federal recebeu 25.244.122 milhões declarações do Imposto de Renda 2012 até o fim do prazo de entrega, à meia-noite da segunda-feira. O número ficou um pouco acima da estimativa do órgão, que esperava 25 milhões de documentos. Também foi maior que o registrado nos dois últimos anos 24,36 milhões, em 2011, e 25,17 milhões, em 2010.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, não houve problemas durante a entrega das declarações. Quem não conseguiu entregar no prazo poderá enviar a declaração a partir das 8h de hoje pagando uma multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.
O primeiro lote de restituições sairá no dia 15 de junho, e terá como prioridade os contribuintes idosos. Os lotes seguintes estão agendados para 16 de julho, 15 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 17 de dezembro. Quem não receber até esta última data está na malha fina e deverá apresentar informações adicionais.
Extrato
O extrato da declaração do IR deste ano já está disponível no portal e-CAC. Para acessá-lo, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita ou ter um certificado digital emitido por autoridade habilitada. O acesso ao extrato permite ao contribuinte identificar, entre outros detalhes, eventuais pendências que acarretam a retenção da declaração em malha e resolvê-las, mediante a apresentação de declaração retificadora.
Se houver pendências na declaração, causadas por erros cometidos pelo contribuinte, ele poderá fazer sua autorregularalização. Para isso, deve retificar a declaração, corrigindo os erros apontados pela Receita. Quanto mais cedo for efetuada a correção, mais rapidamente será liberada a restituição. No caso de IR a pagar, a correção dentro do prazo de entrega da declaração (até segunda-feira) evita a incidência de multa e juros. Para gerar o código de acesso ao portal e-CAC, o contribuinte precisará informar o número do recibo de entrega das declarações dos dois últimos exercícios.