Cerca de 43% dos internautas norte-americanos que participam de comunidades on-line consideram esses grupos virtuais tão importantes quanto aqueles da vida real. Essa é a conclusão do estudo "2007 Digital Future Project", elaborado por pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul.
Entre essas comunidades estão, por exemplo, o universo virtual conhecido como Second Life, que conta com cerca de 1,8 milhão de pessoas cadastradas e será lançado no Brasil ainda neste mês. Também entra nessa categoria o site de relacionamentos Orkut, com 34 milhões de usuários, que tem comunidades formadas por internautas com gostos parecidos.
"Pouco mais de uma década depois de a internet abrir para o público, testemunhamos a rede como um poderoso fenômeno pessoal e social no qual sabíamos que ela se transformaria", afirmou Jeffrey Cole, diretor do grupo Futuro Digital, da Universidade da Califórnia do Sul, responsável pela pesquisa.
Ainda de acordo com o estudo, que entrevistou mais de dois mil norte-americanos, 20,3% dos membros de comunidade participam ao menos uma vez por ano de eventos do mundo real ligados aos grupos formados na internet. A pesquisa também indica que 7,4% dos internautas dos EUA mantêm blogs (contra 3,2% em 2003), enquanto 23,6% colocam fotos em sites.
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