O Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, mas as bebidas ditas “especiais” ainda respondem por uma fatia pequena da produção – cerca de 4%, conforme dados de 2013 da consultoria britânica Mintel. O que chama atenção no mercado de cervejas especiais é o crescimento, de 36% em um intervalo de apenas três anos, segundo o mesmo levantamento.
Lojas especializadas em cervejas gourmet se multiplicam nas capitais e, mais recentemente, em cidades de médio e grande porte do interior. Com lojas de rua ou quiosques em shoppings, as franquias também pegam carona nessa mania. Favorecido por uma cultura cervejeira mais consolidada, o Paraná tem papel de destaque na expansão.
A curitibana Mestre-Cervejeiro.com , que abriu a primeira unidade franqueada em 2012, tem hoje 14 lojas em vários estados, e assinou contratos para abrir mais 20 até o fim do ano. “Esse mercado ainda tem muito a crescer. É um fenômeno ligado à vontade do brasileiro de saber mais sobre gastronomia e produtos gourmet, e a cerveja entrou com tudo nessa onda”, diz Daniel Wolff, proprietário da rede. A Mestre-Cervejeiro.com tem cinco lojas no Paraná – em Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava e Cascavel – e deve abrir a sexta ainda neste ano, em Foz do Iguaçu.
A franquia Mr. Beer , com 83 lojas no país, tem sete unidades no Paraná – cinco em Curitiba, uma em Foz do Iguaçu e uma em Maringá. E, até 2017, quer abrir mais cinco no estado.
Outra empresa que aposta no mercado paranaense é a Beer4U , de São Paulo. Ela tem apenas uma loja própria, mas já está formatando sua franquia – aguarda apenas a certificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF) – e pretende abrir quatro unidades em 2015: duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Curitiba.
“O mercado curitibano é muito aquecido. Em termos de cervejarias e bares especializados, é mais avançado até que São Paulo, e quem diz isso são os consumidores”, diz o dono da Beer4U, o londrinense Eriton Soares. Segundo ele, o plano é abrir outra unidade no estado no ano que vem, em Londrina, Maringá ou Cascavel.
A gaúcha BeerCode , que tem sete lojas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, projeta para este ano ampliar a rede em 60% e o faturamento, em 100%, segundo a diretora da franquia, Ketlyn Zim. O foco, diz Ketlyn, está nas regiões Sul e Sudeste – mas ela não revela se uma loja no Paraná está nos planos.
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