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Perguntas e respostas

O que fazer se você tem uma passagem da Avianca; companhia já cancelou mais de 400 voos

Aeronave da Avianca
Aeronave da Avianca. Companhia iniciou demissões em massa, segundo sindicato que representa pilotos e comissários. (Foto: Divulgação)

O rápido enxugamento da frota de aviões da Avianca forçou a quarta maior empresa aérea brasileira a cortar voos, afetando passageiros. Desde o último sábado (13), são mais de 400 voos cancelados. E desta quinta-feira (18) até domingo (21), 253 (confira lista completa abaixo).

Com isso, as reclamações sobre cancelamento de voos cresceram 118% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2018 e de 2019, segundo o site Reclame Aqui. O perfil de reclamações também sofreu uma drástica mudança: os cancelamentos respondiam por 18,3% das reclamações nos três primeiros meses de 2018. Esse número saltou para 39,1% em igual período deste ano.

Segundo o diretor de operações do Reclame Aqui, Diego Campos, a tendência é de que o número de reclamações aumente nos próximos dias. “Até o dia 14, o número de reclamações no mês era superior à média mensal dos últimos meses.”

Mas, apesar dos problemas da empresa, o executivo destaca que a solução dos problemas dos clientes tem se mantido nos mesmos níveis de antes da crise: em torno de 70%

O que o passageiro deve fazer para ver se o seu voo foi cancelado?

O passageiro deve consultar o site da empresa aérea (www.avianca.com.br/minhas-reservas) para ver sua reserva não foi cancelada. “Caso não tenha sido, ele pode se dirigir sem problemas para o aeroporto”, diz Sophia Vidal, presidente da Associação Brasileira dos Procons (Procon Brasil).

Segundo a empresa, “cancelamentos pontuais” de voos estarão disponíveis no site da companhia (https://www.avianca.com.br/-/cancelamento-de-voos-a-partir-de-abril-). Ela destaca que as consultas devem ser feitas com até 72 horas de antecedência.

Quais as alternativas que o passageiro tem caso seu voo foi cancelado?

Segundo a Avianca, caso as passagens tenham sido compradas diretamente da empresa (site. app, call center ou lojas), a empresa entrará em contato para oferecer o reembolso ou opções de reacomodação. Latam e Gol estão embarcando passageiros da Avianca que tiveram voos cancelados.

A empresa orienta os passageiros que compraram as passagens via agências ou sites de viagem a entrar em contato com estas empresas.

Quanto tempo leva para que a passagem seja reembolsada?

Sete dias. E o reembolso será feito pelo mesmo meio da compra da passagem. Ou seja, se a passagem foi adquirida pelo cartão de crédito, o reembolso virá sob a forma de um estorno da compra.

Passageiros com voos para o futuro que cancelarem a reserva terão direito a reembolso?

Não. Segundo Sophia Vidal, do Procon Brasil, a empresa aérea poderá cobrar taxas para reembolsar a passagem. O passageiro tem direito a cancelar a reserva até 24 horas da compra, desde que faltem sete dias para a viagem.

Passageiros que têm voos internacionais com conexão com a Avianca e tiverem seu voo cancelado devem fazer o quê?

Neste caso, de acordo com Sophia, a Avianca e/ou a outra companhia devem oferecer alternativas para os passageiros afetados. As duas empresas respondem solidariamente.

O que fazer se o voo sair atrasado?

Juliana Moya, especialista em relações institucionais da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) explica que a partir de uma hora de atraso do voo, o consumidor tem direito a assistência material. Em primeiro lugar, acesso a telefone ou internet. A partir de duas horas, alimentação e, após quatro horas, hospedagem somente no caso de pernoite no aeroporto e traslado de ida e volta. Segundo a Anac, se a pessoa estiver em seu local de domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para a residência do passageiro e desta para o aeroporto.

Confira a lista de voos cancelados entre esta quinta-feira (18) e o domingo (21):

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