Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios

Queda do dólar leva produto brasileiro a perder mercado para asiáticos na América Latina

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, disse hoje (15) que os produtos brasileiros estão perdendo vendas nos países da América Latina para os asiáticos. Segundo ele, um dos motivos é a recente e forte valorização do real em relação ao dólar, o que encarece os produtos feitos no Brasil.

O mundo vive um período atípico, com juros negativos nos Estados Unidos, que levam os investidores a aplicar recursos em países emergentes, valorizando ainda mais as moedas locais, como o real afirmou Monteiro, ao divulgar as projeções da indústria para 2010.

Monteiro avaliou que a cobrança de imposto sobre o investimento estrangeiro (IOF) teve um papel importante de frear a valorização do real. Com isso, disse ele, a cotação ficou próxima de R$ 1,70. O desafio é conviver com essa taxa de câmbio mais valorizada nos próximos anos.

De acordo com Monteiro, a indústria tem uma incerteza com as exportações brasileiras e os investimentos das empresas para manter um crescimento sustentado nos próximos anos. A estimativa para 2010 é de expansão de 6% a 7%. Neste ano, deve haver uma queda de 4% a 4,5% na atividade industrial.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros