O ministro da Fazenda Guido Mantega admitiu, nesta sexta-feira (22), que a valorização do real frente ao dólar preocupa o governo brasileiro. Nesta semana, a moeda norte-americana atingiu sua menor cotação em sete meses, de R$ 2,068, impulsionada pela forte entrada de capital externo no país. No ano, a moeda acumula queda de mais de 10%.
"É claro que essa valorização atrapalha, atrapalha o setor produtivo, os exportadores. Então é uma fonte de preocupação", apontou.
O ministro afirmou, no entanto, que o Banco Central está aproveitando esse movimento para aumentar as reservas de dólares no país. "O BC já está comprando mais, a tendência é que as reservas vão continuar subindo", disse. Só na quinta-feira, o BC comprou cerca de US$ 1,2 bilhão, segundo estimativas do mercado.
Essas compras de dólar pelo Banco Central vêm sendo interpretadas pelo mercado como intervenções da autoridade monetária na cotação dá moeda. Na quinta-feira, no entanto, o presidente do BC, Henrique Meirelles, afirmou que o país está "tirando partido" do movimento dos mercados para fortalecer sua economia e recompor suas reservas.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast