A queda no ritmo das vendas de veículos novos está elevando os já abarrotados estoques das montadoras instaladas na região metropolitana de Curitiba. Embora as empresas relativizem o problema, alegando um processo de reajuste para enfrentar a crise econômica mundial com a concessão de férias coletivas, os pátios lotados comprovam que os níveis de produção permanecem acima do volume de vendas.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de automóveis caiu 3,4% em relação a outubro do ano passado e 11,6% em relação a setembro deste ano.
Para se adequar a essa nova realidade, a fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais, opera com apenas um de seus três turnos. Os trabalhadores do terceiro turno que já cumpriram o período de férias coletivas trabalham enquanto os funcionários dos dois outros turnos ficam em casa. A Volkswagen não comenta a questão dos estoques, mas um representante dos trabalhadores conta que o pátio da unidade opera com mais de 80% da capacidade. "Hoje tem carro novo até em cima da grama", comenta. "Ficamos na expectativa de que tudo vá melhorar, mas comenta-se a possibilidade de uma parada geral no fim do ano", revela.
A unidade da Renault, em São José dos Pinhais, não concedeu férias coletivas e fará "apenas" uma parada programada de fim de ano entre 2 de dezembro e 7 de janeiro quase um mês. A produção de utilitários da marca Nissan pára por um período menor, de 22 de dezembro a 7 de janeiro.
Mesmo assim, a empresa está usando o banco de horas dos funcionários e diminuiu de 43 para 36 os veículos produzidos por hora. Mas, de acordo com o coordenador da delegação sindical da Renault do Brasil, Robson Jamaica, o volume de pedidos caiu ainda mais, obrigando a empresa a guardar os carros em um pátio que não era usado há mais de oito meses. "Estamos com um estoque que não é comum", afirma Jamaica.
A fábrica da Volvo, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), segue operando em três turnos na produção de motores e cabines e dois turnos na montagem de caminhões. A empresa diz que os estoques estão dentro da normalidade e vai conceder as tradicionais férias de fim de ano, entre 22 de dezembro e 12 de janeiro.
A Case New Holland (CNH), fabricante de máquinas agrícolas e tratores, também instalada na CIC, não alterou sua produção e segue operando com os três turnos. A empresa prevê férias coletivas de fim de ano entre 22 de dezembro e 4 de janeiro.
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