A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros novos de até 2 mil cilindradas, anunciada na segunda-feira (21) pelo ministro da Fazenda Guido Mantega, pode beneficiar também quem comprou veículos no último fim de semana.
O alerta foi feito pela Proteste - Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores. De acordo com a entidade, o consumidor deve ficar atento para que as reduções de impostos sejam repassadas, caso a nota fiscal do veículo ainda não tenha sido emitida.
A Proteste ressalta que "para não ficar no prejuízo é importante negociar na concessionária se ainda não houve emissão da nota fiscal para obter a redução do IPI". Com o novo pacote de medidas anunciado pelo governo os veículos de 1 mil cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 7% para zero. Os carros de até 2.000 cilindradas também tiveram redução das alíquotas de acordo com o tipo de combustível.
Para aqueles que pretendem aproveitar a redução do imposto, em vigor até 31 de agosto, a associação recomenda a pesquisa para garantir que os descontos sejam aplicados.
"O ideal é se programar em longo prazo, para comprar o veículo à vista. Mas, se não tem outra forma, não deixe de pesquisar muito antes de se comprometer com um financiamento. Até porque além do custo do financiamento há outras despesas envolvidas com a manutenção do veículo que pesam no orçamento", ressalta o informativo da Proteste.
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Moraes viola a lei ao mandar Daniel Silveira de volta à cadeia, denunciam advogados
Grupos pró-liberdade de expressão se organizam contra onda de censura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast