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Filtro

Algoritmo analisa afinidade, relevância e "idade" da postagem

O algoritmo pode ser definido como um conjunto matemático de constantes e variáveis que formam instruções para a realização de determinada tarefa, explica a consultora em marketing digital Alexandra Oliveira Ribeiro. O algoritmo do Facebook é o Edge Rank e é ele que determina onde e quais posts vão aparecer para cada usuário.

André Ferreira, analista de mídias sociais da Excom Digital, diz que três variáveis determinam o que os usuários da rede vão receber: afinidade, peso e tempo.

A primeira mede a relação entre quem visualiza o conteúdo e o seu criador, priorizando o que é postado pelos usuários com quem a pessoa mais interage. A segunda diferencia os posts de acordo com seu conteúdo em um ranking que valoriza, em ordem de importância, fotos/vídeos, links, e texto apenas. Nesse caso, interações (likes, comentários e compartilhamentos) vão aumentar a relevância do conteúdo.

Segundo Ferreira, a terceira leva em consideração a idade do post. Conforme ele vai ficando mais antigo, vai perdendo relevância para o sistema. Dessa forma, a timeline fica sempre atualizada. Nesse caso, a frequência de acesso do usuário também pode alterar o que aparece na timeline.

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Interatividade

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Você tem amigos no Facebook e nunca vê posts deles? Seu amigo garante que colocou uma informação importante na rede social e você não recebeu? É normal. Ao contrário do que muita gente pensa, quem está na rede não recebe tudo o que é postado, nem na ordem cronológica do que é colocado lá. Os números variam conforme a fonte, mas especialistas dizem que só 10% a 20% das informações geradas pelos amigos chegam na timeline.

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Igor Musardo, consultor da Musardo’s Consultoria Digital, explica que isso acontece porque o Facebook usa um algoritmo que filtra os conteúdos levando em consideração pessoas e temas do seu interesse. Como ele sabe? Analisando o seu comportamento na rede.

A designer Alexandra Oliveira Ribeiro, pós-graduada em Marketing pela UFPR e certificada em SEM (Search Engine Marketing) pelo Google Business Educational Center, explica que a quantidade de informações recebidas pelo usuário é proporcional ao tempo gasto na rede e à sua interação com diferentes pessoas e páginas.

Positivo?

Leandro Henrique de Souza, coordenador dos cursos de Computação da Universidade Positivo, diz que é cada vez mais comum que empresas e pessoas saibam o que queremos, mas é preciso reconhecer que isso tira a nossa liberdade porque existe algo determinando a qual informação teremos acesso. Por outro lado, completa, o algoritmo garante a entrega de conteúdo mais relevante – na opinião do sistema, claro.

Para Alexandra, por mais que o algoritmo ainda precise de melhorias, sua atuação pode ser considerada positiva. "Imagine que você tem mais de mil amigos e curta 200 páginas. Você realmente iria querer receber atualizações de todos eles e de todas as páginas?", pergunta ela. No mundo corporativo, o problema é que os posts de uma empresa não vão chegar a todas as pessoas que já curtiram a página.

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Musardo lembra que uma saída é optar pelos links patrocinados, alternativa disponível também para pessoas físicas. Pagando, o usuário do Facebook garante que aquilo que ele está postando vai chegar a todos – com R$ 20 ou R$ 30, por exemplo.

Configuração manual

Marcus Pereira, analista de mídias sociais da Excom Digital, aponta como editar alguns pontos relacionados ao recebimento de conteúdo:

Notificação: Seja notificado quando usuário/página publicar algo.Lista de Interesses: Organiza o conteúdo publicados pelas páginas em um espaço exclusivo.Feed: Define conteúdos não deseja receber na timeline, para receber outros conteúdos.