Cada vez mais cobiçado, o smartphone já pode ser considerado produto de massa. Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos Mediact, encomendado pelas agências de publicidade WMcCann e Ponto Mobi, os aparelhos são utilizados por cerca de um terço dos internautas brasileiros ou seja, cerca de 19 milhões de pessoas.
Além disso, sua adoção deve crescer significativamente. O estudo aponta que, entre os mil consultados, 44% dos proprietários de aparelhos convencionais pretendem substituir os equipamentos nos próximos seis meses por um smartphone. "O barateamento dos pacotes de serviços de dados tem contribuído para o crescimento de vendas", disse Ricardo Cavallini, vice-presidente de convergência da WMcCann.
Entre as marcas, a finlandesa Nokia lidera o mercado, com penetração de 35%, seguida pela sul-coreana Samsung (17,8%). O iPhone, da Apple, atingiu uma fatia de 9,8% do mercado. De todas as marcas, os usuários do iPhone foram os que mais demonstraram interesse em acessar a internet, com 97,4% deles afirmando que usam o aparelho para isso. Para Cavalli, a pesquisa mostra que vale a pena o investimento em mídia para celulares. "Poucos varejistas oferecem essas soluções."