Os dois formatos que competem para suceder os atuais DVDs, batizados de HD-DVD e Blu-ray, protagonizarão a outra grande batalha tecnológica de 2006. Se a convergência digital mostrou ao mundo, durante a Consumer Electronics Show (CES), que Google, Microsoft, Intel e Yahoo! disputarão palmo a palmo o domínio dos "media centers" (ou centrais de entretenimento), a feira em si se encarregou de escancarar a briga entre Toshiba e Sony as mães do HD-DVD e do Blu-ray, respectivamente.
As duas alternativas disputam o novo padrão do mercado como aconteceu nos anos 80, na guerra dos formatos de vídeocassete, com Betamax e VHS. O grupo do Blu-ray cita como vantagem sua capacidade de armazenamento (50 GB), enquanto aqueles que apóiam o HD-DVD (30 GB) divulgam seu menor custo em relação à outra opção. Outra vantagem do sistema da Toshiba é seu lançamento para os consumidores finais, previsto para março. A Samsung deve ser a primeira a lançar um tocador de Blu-ray, em abril, enquanto a Sony só deve lançar o console Playstation 3 que será compatível com a nova mídia na metade do ano.
Enquanto os demais gigantes presentes no CES 2006 discutiam os meios para se atingir a liderança da tecnologia convergente, o executivo-chefe da Sony, Howard Stringer, foi mais pé no chão. A "onipresença digital" nome que foi dado ao modelo de negócios adotado por Google e Microsoft, por exemplo pode ser perigosa: em 2005, a própria Sony teve de recolher 5,7 milhões de CDs com um sistema anti-pirataria problemático e que havia sido desenvolvido pela própria companhia.
Talvez por isso, o foco da maior empresa de eletrônicos do Japão na feira tenham sido aparelhos palpáveis, mais especificamente o novo modelo de televisor de tela plana, chamado de Bravia, os novos títulos para o Playstation Portable (PSP) e o padrão Blu-ray. O aguardadíssimo Playstation 3, entretanto, ficou mais uma vez para uma próxima oportunidade. Em Las Vegas, o console mais comentado do momento ficou sob uma redoma transparente e trechos de seus games eram exibidos no telão. Só para dar água na boca dos visitantes...
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast