Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Declaração

Queremos que a Grécia permaneça no euro, diz Merkel

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, voltou a dizer nesta segunda-feira (15) que seu país quer que a Grécia permaneça na zona do euro. Merkel, porém, ressaltou que Atenas "ainda tem muito trabalho a fazer".

Merkel também procurou acalmar temores de que uma saída abrupta da Grécia do bloco do euro cause novas turbulências na economia mundial. "Não haverá eventos fora do controle" na zona do euro, disse a chanceler durante coletiva, após se reunir com o presidente do Panamá, Ricardo Martinelli.

O comentário de Merkel veio depois de o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, dizer na Cingapura não acreditar que a Grécia vá decretar moratória, gerando especulação de que a Europa está preparada para garantir que o país permaneça na zona do euro e receba todo e qualquer tipo de assistência para cumprir suas obrigações.

No fim de semana, Merkel disse que a Grécia está fazendo progresso nas reformas de sua economia e que a Europa deve continuar exigindo que o país cumpra os termos de seu pacote de ajuda, no valor de 173 bilhões de euros (US$ 224 bilhões). Ela acrescentou, no entanto, que a Grécia merece uma "nova chance" para reestruturar sua economia e atingir suas metas. As informações são da Dow Jones.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.