Além dos sete postes derrubados, outros ficaram retorcidos| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

São Paulo – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) vai liberar R$ 2,47 bilhões para financiar a construção em Pernambuco de dez navios da Transpetro, empresa da Petrobras. Trata-se do maior financiamento aprovado pelo banco para o setor naval e um dos maiores de toda a história do BNDES.

CARREGANDO :)

A operação, que conta com recursos do Fundo da Marinha Mercante, equivale a 90% do investimento total e destina-se à construção de navios-tanque de grande porte do tipo Suezmax. Cada um dos dez navios tem capacidade para 145,8 mil toneladas de porte bruto. Eles serão construídos no prazo de 69 meses pelo Estaleiro Atlântico Sul S.A., no Complexo Industrial e Portuário de Suape, no município de Ipojuca (PE). O BNDES lembrou ainda no comunicado que o Estaleiro Atlântico Sul é resultado da associação da Construção e Comércio Camargo Correa S.A. e a Construtora Queiroz Galvão (principais sócios com 49,5% de participação cada um), além da participação da Aker Promar do Brasil S.A..

Segundo o BNDES, a previsão é de que sejam gerados 20 mil novos postos de trabalho, sendo quatro mil empregos diretos no estaleiro e 16 mil indiretos. De acordo com o banco, o projeto aquecerá a atividade dos fornecedores de peças e insumos do setor naval e possibilitará um índice de nacionalização das embarcações de 65%. Na avaliação do BNDES, o projeto conduzirá ao "ressurgimento da indústria de construção de grandes navios no país" e "contribuirá para o revigoramento da Marinha Mercante brasileira".

Publicidade

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê a ampliação e a substituição da frota nacional de navios petroleiros, com a construção de 26 novas unidades até 2012, das quais 15 serão entregues até 2010, quando os investimentos chegarão a R$ 4,1 bilhões. Ao todo, o programa de modernização da Transpetro prevê a construção de 42 petroleiros no período de 2005 a 2015.

A Transpetro é uma subsidiária integral da Petrobras, considerada a maior armadora da América Latina e principal empresa de logística e transporte do Brasil. Com uma frota de 51 navios e capacidade para transportar 2,5 milhões de toneladas, suas atividades incluem transporte e armazenagem de petróleo e derivados, álcool e gás natural.

A empresa também opera uma malha de 10 mil quilômetros de dutos e 44 terminais terrestres e aquaviários.