
A fabricante de cosméticos Racco, com sede em Curitiba, tem um plano estratégico ousado e que não mudou um milímetro por causa da crise. O projeto da empresa foi organizado para que o crescimento seja rápido, com ampla expansão geográfica e pulverização das vendas. "Nossa meta é um crescimento de 40% em 2009, com o lançamento de até 40 produtos", diz a diretora corporativa Carla Andrade. "Estamos confiantes de que isso será possível mesmo com uma desaceleração da economia. Nossas pesquisas mostram que o público feminino define os cosméticos como itens de primeira necessidade, algo indispensável."
O plano de negócios da Racco combina uma expansão na capacidade de produção feita nos últimos três anos e a estruturação do sistema de vendas, que é o velho porta a porta. "Aos poucos, estamos aumentando o número de diretorias regionais. São 28 hoje e queremos chegar a 40. Queremos dobrar o número de distribuidores de mil para 2 mil em um prazo de até dez anos", conta Carla. No fim da cadeia de distribuição, a Racco terá mais vendedoras, ou consultoras, na linguagem do mundo da cosmética. Hoje são 350 mil e a meta de longo prazo é chegar a 1 milhão. "Existe a demanda e vamos atrás dela", resume Carla. (GO)



